Deficientes físicos no mercado de trabalho

Cadeirante trabalho

Neste post falaremos um pouco sobre as dificuldades que os cadeirantes ainda encontram no mercado de trabalho

Existe uma lei, desde 1991, que torna obrigatória a contratação de pessoas com deficiência por parte das empresas. Essa lei, que é conhecida como Lei de Cotas, determina a porcentagem de contratação de acordo com o número de funcionários (de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%, e acima de 1.001, de 5%.)

Mas, infelizmente, muitos deficientes físicos ainda encontram dificuldades para de encaixar no mercado de trabalho, seja por falta de oportunidade ou porque as empresas ainda não se adaptaram para receber essas pessoas. Além desses problemas, quem possui deficiência pode ainda receber um salário menor se comparado a quem não possui nenhuma limitação.

Apesar disso, muitas empresas fazem parcerias com diversas entidades para promover treinamento e qualificação específica para pessoas com deficiência. “A Acadef, por exemplo, realiza treinamento direcionado aos PCDs via Programa de Aprendizagem, iniciativa do governo federal para incluir pessoas no mercado de trabalho. “

Cadeirante mercado de trabalho
Fonte: Blog Loja Ortopedica

Dicas para aumentar suas chances

Educação: muitas empresas alegam que não contratam pessoas com deficiência por falta de mão de obra qualificada. Por esse motivo, é extremamente necessário finalizar seus estudos e se aprimorar na carreira escolhida.

Especialização: como poucas empresas oferecem programa de treinamentos, procure sempre se especializar em alguma área específica. Foque, também, nas suas habilidades (facilidade para trabalhar em equipe, disposição para novos desafios etc).

Apoio/pesquisa: procure ONGs que promovam cursos e tenham parcerias com empresas adaptadas para pessoas com deficiência. Concentre seus esforços e envio de currículos para essas companhias.

Por fim, dê sempre o seu melhor, se especialize na área escolhida e tenha consciência de que o seu potencial é igual a de qualquer outra pessoa. Você pode e tem capacidade para desempenha qualquer função.

Deixe uma resposta

Instagram
%d blogueiros gostam disto: