TRILHAS COM ACESSIBILIDADE EM SÃO PAULO

cadeirante em trilha de São Paulo

Conheça as trilhas em São Paulo acessíveis para deficientes físicos, com caminhos projetados para receber cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais

Cada vez mais espaços adaptados surgem e dão oportunidade de inclusão a pessoas portadoras de necessidades especiais. É o caso de alguns parques no Estado de São Paulo que mantêm trilhas projetadas para receber cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Além da acessibilidade e de belas paisagens do entorno, algumas dessas trilhas ainda permitem um maior contato com a natureza por meio de experiências sensoriais.  Portanto, conheça quais são, onde estão e como visitar estas trilhas acessíveis para deficientes físicos em São Paulo.

Trilha da nascente

Em plena capital paulista, a Trilha das Nascentes é uma das trilhas adaptadas para deficientes físicos e fica localizada dentro do Jardim Botânico de São Paulo. A trilha de 360 metros é surpreendentemente percorrida por uma plataforma de madeira fixa e plana, com três pontos para descanso.

Primeiramente, o projeto foi realizado desta forma para não causar impacto na Mata Atlântica, presente por todo o trajeto, e para permitir o acesso de idosos, pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. Além disso, ao final do percurso é possível conhecer a nascente do histórico riacho do Ipiranga em uma espécie de observatório.

trilha da vida

A Trilha da Vida fica localizada no Parque Ecológico Guarapiranga, a aproximadamente 35 quilômetros do centro da capital.  Sobretudo, com uma extensão de 50 metros, ela tem algo diferentes das demais trilhas que você conhece: só pode ser percorrida de olhos vendados. Dessa forma, sendo uma boa opção de trilhas para deficientes físicos, por exemplo. A ideia é proporcionar uma experiência sensorial, na qual dos participantes poderão entender o meio ambiente pelos sentidos, como olfato, tato e audição.

Ademais, o trajeto é adaptado e pode ser realizado por cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade. No entanto, é necessário realizar o agendamento para fazer a trilha pelo e-mail peguarapiranga@sp.gov.br ou telefone (11) 5517-6707, já que o trajeto é monitorado. Por fim, a Trilha da Vida pode ser percorrida de terça a domingo, das 9h às 14h.

trilha sensorial

A Trilha Sensorial fica localizada dentro do Parque Ecológico Imigrantes, inaugurado no final de 2018 em São Bernardo do Campo. O trajeto da trilha é realizado em meio às árvores por meio de uma plataforma suspensa de madeira sustentável, onde se alcança um lago de águas cristalinas ao final do percurso. O Parque Ecológico Imigrantes oferece plataformas, rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, corrimãos e recursos eletrônicos de áudio para facilitar o acesso a cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais. Para o visitante com deficiência visual há placas com informações que possibilitam a leitura em braile.

Deixe uma resposta

Instagram
%d blogueiros gostam disto: